Que tal o Voto Distrital?

Esta em discussão no Congresso Nacional uma Reforma Política em nosso País, entre algumas alterações em pauta esta a adoção do Voto Distrital para Deputados e Vereadores nos Municípios com mais de 200 mil habitantes, a proposta é do Senador Aloísio Nunes (PSDB/SP).
Atualmente no Brasil, os Deputados são eleitos pelo voto proporcional (média de votos proporcional ao número de eleitores e vagas) e os Vereadores são eleitos pelo voto majoritário, (os candidatos com mais votos são eleitos).
Em São Paulo existem 55 cadeiras na Câmara Municipal, com a adoção do Voto Distrital, o Município de São Paulo, por exemplo, seria dividido em distritos, onde cada partido lançaria um único candidato em cada distrito e a população elegeria um Vereador de sua região.
O Ex-Governador José Serra é um dos defensores da idéia e o Vice-Presidente da República Michel Temer admite a possibilidade da alteração: “Admito o voto distrital para Municípios. É razoável que os bairros queiram ter um representante na Câmara Municipal.” Michel Temer também defende o fim do coeficiente eleitoral nas eleições de Deputados Federais e Estaduais, que permite a transferência de votos entre candidatos do mesmo partido ou coligação, criando a figura dos puxadores de voto, (“Tiririca”, por exemplo, ajudou a eleger vários colegas para a Câmara).
A adoção do voto distrital seria uma vitória democratica, dessa maneira poderíamos votar nos candidatos de nosso bairro, pessoas que podemos conhecer e fiscalizar o seu trabalho, além da garantia de termos um representante da nossa região na Câmara Municipal, alguém que lutará pelos interesses de sua região.
O candidato fará sua campanha em uma micro-região o que diminuirá e muito os gastos com campanhas eleitorais e conseqüentemente os desvios de verbas públicas.
Existem vários movimentos “Pró Voto Distrital” que podemos apoiar para alcançarmos essa importante mudança, segue abaixo uma sugestão:

Siga no Twitter: @EuVotoDistrital

Links relacionados:

Comentários

  1. Ricardo Telles22/08/2011 17:42

    E você, o que acha do Voto distrital?

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da idéia! Entrei no site mas não entendi como apoiar...

    ResponderExcluir
  3. O site é um pouco estranho mesmo, mas na parte inferior da página você pode preencher os seus dados que servirá como uma "assinatura" de apoio ao #VOTODISTRITAL.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai é filiado ao PSDB, foi candidato a vereador e deputado federal nas últimas eleições. Sabia?
    Acho legal vc estar engajado nisso... gostei do tema.. já "assinei" lá no site!
    =)

    ResponderExcluir
  5. Ricardo Telles15/09/2011 13:31

    Ontem (14/09) o Senador Aloísio Nunes apresentou PEC para que vereadores e deputados sejam eleitos pelo sistema distrital. Distrital puro, majoritário, nada de sistema misto como alguns defendem. Veja: http://pt.scribd.com/doc/64997507/Proposta-de-Emenda-Constitucional-para-voto-distrital-puro

    ResponderExcluir
  6. to espalhando a chama do voto distrital no sul de minas. precisamos mudar este país ou eu vou pedir asilo político na Suécia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carajás e Tapajós...Vale a pena?

SP2040 - A Cidade que Queremos