Todos os Políticos são Corruptos?



Não posso dizer que todos os políticos são honestos, existem provas concretas contra diversos políticos, e o Brasil é conhecido como um dos países mais corruptos do mundo, e continuamos a acompanhar frequentemente escândalos de corrupção em nosso País, mas não podemos generalizar, seria como dizer que todas as mulheres pilotam mal, que todos os homens são machistas e mal educados, não é bem assim.
Mas para os que defendem a idéia de que todos os políticos são corruptos digo o seguinte:
Esse tipo de opinião é típico de pessoas sem opinião própria, que tomam como base informações advindas dos meios de imprensa (rádios, TVs, jornais, revistas e internet), e que são passadas ‘boca a boca’, são pessoas preguiçosas, que sequer se esforçam para investigar se a informação é verdadeira, se a fonte é fidedigna, enfim, são pessoas que não participam do processo político do local onde vivem, que só exercem – e quando exercem – sua cidadania na hora do voto, sem ao menos saber quando ocorre as eleições sem depender da televisão. São pessoas que criticam os partidos políticos sem nunca ter ao menos se filiado a associação de moradores do seu bairro, quanto mais filiar-se a um partido político. Não sabem nada do estatuto e missão do partido que ‘apoiam’, como podem criticar o partido que não apoiam? Na hora da propaganda eleitoral gratuita desligam a televisão ou mudam de canal, e reclamam que não tem opções de candidatos.
Afirmo tranquilamente que a maioria das pessoas que ingressam na política tem boas intenções, realmente desejam ajudar como for possível no progresso do País, são pessoas que sabem que podem fazer algo por sua pátria e só vêem na política um meio mais eficaz para tanto, que se contentam em viver apenas com o salário que lhe é devido, sem se apropriar indevidamente do dinheiro dos cofres públicos, sem contar que entre essas pessoas, há os que verdadeiramente tem o dom para exercer a política, pessoas que se expressam bem, que estudaram e se especializaram para tal função. O que acontece com alguns desses é que quando se deparam com a realidade política dentro das casas legislativas, vêem suas idéias dissolvidas por ‘panelas’ organizadas para apoiar projetos que nem sempre condizem com o que tinha em mente quando ingressou na vida pública, e o dilema é: ou participa de nossa panela ou vai ver de camarote o nosso trabalho sem que seus projetos saiam do papel. Alguns conseguem conciliar muito bem essa situação, outros não, os que não conseguem deixam a política ou se corrompem dentro dela.
A todas as pessoas que acreditam que todos os políticos são corruptos, convido a procurarem a associação de moradores do seu bairro, ou associação similar, ou o diretório zonal político do seu partido preferido, participe de algumas reuniões, tenho certeza que irão conhecer ótimas pessoas e mudar um pouco o seu conceito, mas isto não basta, caso você ainda tenha duvidas quanto a que partido apoiar, consulte alguns partidos e procure saber sua história e missão, quem são os lideres desses partidos na região onde você reside, o que esse partido já fez pelo seu Município, Estado ou País, filie-se ao partido que tenha a ideologia mais condizente com seus ideais.
Você não precisa ser um político para ser um cidadão ativamente político, para entender essa grande máquina que é a política, tem que participar.

Comentários

  1. Ricardo Telles25/10/2011, 13:19

    Acho que existe eleitores corruptos na mesma proporcão que existe políticos corruptos, a diferença é que o cidadão comum se corrompe por muito menos e as vezes isso não é visto como corrupção, por exemplo: não devolver o troco do pão que veio a mais.
    O caráter de uma pessoa é avaliado por pequenas coisas que ela realiza, tanto como as grandes.

    ResponderExcluir
  2. veja o video de um vereador de sp:

    http://www.youtube.com/user/gnatalini

    ResponderExcluir
  3. A corrupção é um câncer maligno na sociedade, assim como uma doença, destrói de dentro para fora.
    Mas ainda existem pessoas boas em que podemos acreditar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo de Piratininga

A Oca, a Goteira e o Tupiniquim

A SUSPENSÃO DE OBRIGAÇÕES LOCATÍCIAS EM MEIO À CRISE PANDÊMICA